INFORMATIVO DA
GOVERNANÇA CORPORATIVA
DA DAGNESE

A Dagnese vem aprimorando sua Governança Corporativa de forma constante. Abaixo destacam-se alguns marcos desta trajetória:
Junho de 2021: constituição e instalação do Conselho Consultivo;

Março de 2022: constituição e instalação do Comitê de Crise;

Junho de 2022: sócios celebram Acordo de Sócios, no qual, dentre outros combinados, ficou estabelecido:
a) regras de sucessão e ingresso de familiares para trabalhar na empresa;
b) regras para o ingresso de herdeiros e cônjuges no quadro societário;
c) a constituição de Conselho de Família;
d) a constituição de Conselho de Sócios, órgão deliberativo máximo;
e)regras do Conselho Consultivo;
f) a constituição de Diretoria Executiva e suas alçadas;
g) a constituição de Área de Governança.

Março de 2023: Código de Conduta aprovado pelo Conselho Consultivo.

Julho de 2023: Comitê de Ética, Pessoas e Governança é constituído.

Setembro de 2023: Ingresso de Conselheiros Independentes no Conselho Consultivo e instalação do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos.

Ingresso de Conselheiros Independentes com mandato de 2 anos e eleição do Conselheiro Daniel Santoro para o cargo de Presidente;
Para ilustrar esta evolução, abaixo representamos o Sistema de Governança da Dagnese na presente data.

Membros

objetivos e características

Mandato

Reuniões

Conselho de sócios

Luis Cláudio Dagnese; e Romano Martini.

Órgão deliberativo máximo e responsável pelas atribuições descritas nos arts. 1.071 a 1.080 da lei 10.406/2002, devendo zelar pelos interesses da Dagnese.

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Conselho consultivo

Luis Claudio Dagnese, Romano Martini, Maurício Martini, Rafael Dagnese, Álvaro Brezolin, Daniel Santoro e Elisabete Griebeler.

Órgão de opinião e que não desempenha funções operacionais e executivas. Composto por 7 membros, sendo dois independentes. Tem por objetivo auxiliar, acompanhar, desenvolver, aconselhar e supervisionar a Dagnese em assuntos relacionados às decisões estratégicas, táticas e operacionais que impactam na capacidade de geração de caixa, com definição de participantes, rotinas, pautas, modelos de prestação de contas, prazos, cronogramas, lançando as bases para a doção das melhores práticas de governança corporativa.

2 anos.

Mensais.

COMITÊ DE AUDITORIA E GESTÃO DE RISCOS

Elisabete Griebeler (Coordenadora), Romano Martini, Álvaro Brezolin, Adriano Silva, Fábio de Conto, Rafael Dagnese.

Comitê de Assessoramento ao Conselho Consultivo coordenado por Conselheira Independente e composto por Conselheiro, consultor contábil externo, Diretores e Controller. Tem como objetivo supervisionar a qualidade e aderência das demonstrações financeiras às normas, os trabalhos das áreas responsáveis pela auditoria interna, controle interno, gestão de riscos e elaboração das demonstrações financeiras e avaliar a efetividade e integração dos sistemas de gestão de riscos, controle interno, governança e compliance da Dagnese.

2 anos.

Mensais.

COMITÊ DE ÉTICA, PESSOAS E GOVERNANÇA

André Segala (Coordenador), André Schalanski, Bruna Ecker, Gabriela Daronco, Diego Bevilaqua, Vânia Martini e Álvaro Brezolin.

Comitê executivo composto por consultores externos das áreas jurídica e de recursos humanos, gerente de recursos humanos, diretores e gerente industrial. Tem como objetivo supervisionar assuntos relativos ao desenvolvimento humano e organizacional e aos processos relativos à gestão de pessoas, cultura organizacional e governança corporativa. Responsável pela implementação do Código de Conduta, recepção e investigação de denúncias efetivadas através do canal de denúncias, bem como tratamento de não conformidades e a recomendação de aplicação de sanções.

2 anos.

Quinzenais

COMITÊ DE CRISE

Alessandra Amaral (Coordenadora), Luis Claudio Dagnese, Gabriela Totti, Álvaro Brezolin e Antoninho Ferro.

Comitê executivo composto por consultores jurídicos, sócio e diretores da empresa. Tem como principais objetivos: (a) definir e uniformizar os posicionamentos e respostas da empresa junto a todos os públicos envolvidos, em especial quanto à recuperação extrajudicial; (b) garantir eficiente distribuição das informações, controlando fluxos e estabelecendo roteiros, cronogramas e procedimentos padrões; (c) acompanhar de perto e analisar minuciosamente as tratativas com credores e stakeholders, bem como a repercussão nos demais canais internos e externos.

2 anos.

Semanais

área de governança

Biolchi Empresarial (Gabriel Pedra).

Profissional ou órgão de apoio aos exercícios das atividades do Conselho de Sócios, Conselho de Família e Conselho Consultivo.

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DIRETORIA EXECUTIVA

Álvaro Brezolin (Diretor Presidente), Antoninho Ferro (Diretor de Suprimentos), Marinês Novello (Diretora de Operações), Adriano Silva (Diretor Comercial) e André Segala (Diretor Industrial).

Apesar de a administração e representação da empresa perante terceiros, ativa e passiva, judicial e extrajudicial, ser exercida pelos sócios, a sua gestão é exercida por uma Diretoria, composta por sócios ou não sócios, com os seguintes cargos: Diretor(a) Presidente, Diretoria Comercial, Diretoria Administrativo Financeiro, Diretoria de Operações, Diretoria Industrial e Diretoria de Suprimentos. O Diretor Presidente é escolhido pelos sócios, devendo submeter a aprovação dos sócios nominata das pessoas que ocuparão os principais cargos da Diretoria. Compete a Diretoria, com exceção às vedações e às atribuições exclusivas do Conselho de Sócios, a prática dos atos necessários ou convenientes à gestão da Dagnese.

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Semanais

MEMBROS DO
CONSELHO CONSULTIVO

DANIEL SANTORO

Presidente do Cons. Consultivo
Conselheiro Independente

Profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado, com vivência como empresário, empreendedor e em posições executivas em empresas de diferentes segmentos, sendo responsável pelo direcionamento dos negócios em que esteve inserido;

Experiência no planejamento e desenvolvimento de estratégias de Marketing, possibilitando profundas análises de tendências de mercado e a antecipação de possíveis impactos na jornada do cliente;

Atuou como Presidente executivo da ADVB e da ONG Parceiros Voluntários e atua como Conselheiro de Administração da ADVB e Presidente do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários;

Interesse genuíno nas temáticas de sustentabilidade e ESG, dominando principalmente os pilares da responsabilidade social e governança e incorporando a este modelo, a importância da dimensão econômica;

Profundo conhecimento de negócios e culturas familiares, entendendo as dores destes ambientes e assessorando de forma estratégica na temática de governança;

Certificado pela Harvard Business School e CCA+ pelo IBGC, buscando estar atualizado às melhores práticas em Conselhos de Administração e na Governança Corporativa;

Perfil realizador e mindset empreendedor, envolvendo-se em múltiplas demandas, trazendo novas ideias e estimulando a execução de novos negócios, que proporcionem soluções às organizações e dores da comunidade em que está inserido;

Apresenta como principal força, a visão estratégica, analítica e sistêmica, com capacidade de olhar o impacto das partes no todo, propiciando também, organização e método para a implementação e manutenção de processos;

Estimular e gerar conexões entre as pessoas, bem como interesse genuíno no compartilhamento de informações, propiciando relações ganha-ganha.

ELISABETE GRIEBELER

Conselheira Independente

Experiência em gestão financeira, atuando na coordenação de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, tesouraria, análise de rentabilidade, análise de faturamento, análise de indicadores de gestão e indicadores econômicos, projeção de resultados, gerenciamento de rotinas e elaboração de relatórios gerenciais.

Experiência em planejamento financeiro, envolvendo estruturação de orçamento e custos, gestão orçamentária, análise, elaboração, viabilidade, implementação e acompanhamento de processos.

Experiência na área contábil, incluindo elaboração de balanços, lançamentos, consolidação de informações, conciliações contábeis, fechamento de custos contábeis, coordenação de estoques físicos.

Coautora do livro “Mulheres nas Finanças” da editora Leader lançado em 2021 e do livro “Mulheres nas Finanças 2” em fase final de desenvolvimento.

Como empresária, é investidora em empresas de diversos segmentos na cidade de Montenegro/RS.

LUIS CLAUDIO DAGNESE

Conselheiro e Sócio

Experiência em gestão financeira, atuando na coordenação de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, tesouraria, análise de rentabilidade, análise de faturamento, análise de indicadores de gestão e indicadores econômicos, projeção de resultados, gerenciamento de rotinas e elaboração de relatórios gerenciais.

Experiência em planejamento financeiro, envolvendo estruturação de orçamento e custos, gestão orçamentária, análise, elaboração, viabilidade, implementação e acompanhamento de processos.

Experiência na área contábil, incluindo elaboração de balanços, lançamentos, consolidação de informações, conciliações contábeis, fechamento de custos contábeis, coordenação de estoques físicos.

Coautora do livro “Mulheres nas Finanças” da editora Leader lançado em 2021 e do livro “Mulheres nas Finanças 2” em fase final de desenvolvimento.

Como empresária, é investidora em empresas de diversos segmentos na cidade de Montenegro/RS.