Inovação na Construção Civil: Por que escolher Estruturas Metálicas?

Por que a Construção Civil está adotando estruturas metálicas para construtoras de grandes obras? 

Desde 2020, mesmo com a pandemia, o setor de Construção Civil foi um dos únicos que apresentou um crescimento exponencial e que continua em uma crescente significativa.

Porém, apesar disso, esse setor também enfrenta muitos desafios.

Atualmente, sabemos que é essencial estar atento ao que os consumidores desejam e buscam, e assim, planejar as operações e adequar-se às normas. E isso não seria diferente na construção civil. 

A busca por mais sustentabilidade nas operações, a adoção de novas tecnologias e inovações, além de compreender os novos estilos de vida e novas formas de construir, são alguns dos desafios que esse setor vem enfrentando.

Diariamente, novas ferramentas e processos estão surgindo, a fim de agilizar e tornar o mercado mais produtivo e dinâmico. Dessa forma, é fundamental ficar atento às novidades e oportunidades de crescimento dos próximos anos.

A seguir, entenda porquê as estruturas metálicas vem sendo as escolhidas pelas grandes construtoras e quais os seus benefícios para a construção civil e meio ambiente.

A crescente tendência na adoção de estruturas metálicas por grandes empreendimentos.

Algumas das tendências mais marcantes para o futuro da Construção Civil é a presença da sustentabilidade nos projetos e o uso de estruturas pré-fabricadas, que, muitas vezes, são capazes de substituir diversos recursos.

Deste modo, as estruturas metálicas, entre seus diversos benefícios, acabam se tornando uma opção extremamente atraente para quem busca sustentabilidade, tecnologia e inovação. 

Além disso, elas possuem extrema resistência mecânica, o que as torna capazes de suportar cargas muito grandes, garantindo a durabilidade das construções e se tornando a melhor escolha para grandes empreendimentos.

Outro benefício que se destaca é a facilidade da montagem, já que são pré-fabricadas em fábricas e transportadas para o local da obra, desse modo, reduz significativamente o tempo de entrega total da obra.

Além do mais, a utilização do aço nas obras revolucionou para sempre a engenharia civil e os projetos arquitetônicos. Deste modo, somente com o uso do metal, foi possível criar construções cada vez maiores e mais leves. Ou seja, muitas construções não seriam possíveis com o peso e rigidez do concreto.

A seguir, confira alguns dos principais benefícios em utilizar estruturas metálicas em grandes obras.

Estruturas Metálicas: 5 benefícios para sua obra

1. Agilidade na Construção

Um dos maiores benefícios das estruturas metálicas é a rapidez na construção. 

A fabricação de componentes metálicos é altamente eficiente e, muitas vezes, essas peças são pré-fabricadas, o que acelera significativamente o processo de montagem no canteiro de obras. 

Ou seja, em projetos de grande escala, a economia de tempo pode ser um fator crítico para atender a prazos apertados.

2. Liberdade Arquitetônica

As estruturas metálicas oferecem flexibilidade de design, permitindo a elaboração de projetos totalmente personalizados e marcantes. 

Ou seja, a sua versatilidade torna possível atender diversas necessidades arquitetônicas, permitindo aos arquitetos e engenheiros explorar sua criatividade. 

3. Flexibilidade

Em casos onde há necessidade de adaptações, ampliações ou reformas, as estruturas metálicas são as mais indicadas. Além disso, esse tipo de estrutura também facilita a passagem de água, eletricidade, esgoto, internet e telefonia, etc.

4. Redução de Fundações

Devido à leveza das estruturas metálicas em comparação com o concreto, é possível reduzir o tamanho e a complexidade das fundações. 

Deste modo, não apenas economiza em relação aos custos, mas também agiliza o processo de construção.

5. Organização e segurança no canteiro de obras

Como a estrutura metálica é pré-fabricada e levada pronta para a obra, ocorre uma melhor organização do canteiro de obras, pois desta forma, evita grandes depósitos de areia, brita, cimento e madeiras. 

Deste modo, com o ambiente limpo e com menos entulho, também garante condições melhores de segurança aos trabalhadores, reduzindo os riscos de acidentes.

Construção Sustentável: redução do impacto ambiental com as Estruturas Metálicas

O aço é um material 100% reciclável, tornando as estruturas metálicas uma escolha sustentável. Além disso, é possível que essas estruturas sejam desmontadas e reaproveitadas. 

Além de ser um material reciclável, a estrutura metálica é bem menos agressiva ao meio ambiente, pois além de diminuir o consumo de madeira na obra, também diminui a emissão do material particulado e a poluição sonora gerada pelas serras, entre outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.

Promove também a eficiência na construção, já que em uma obra convencional, o desperdício de materiais pode chegar até 25%. Como a estrutura metálica possibilita adoção de sistemas industrializados, reduz significativamente o desperdício de materiais, tornando todo o processo mais amigável ambientalmente.

DAGNESE: 2.000 obras e mais de 8 milhões de m² entregues

Um dos maiores players do mercado, a Dagnese oferece soluções para construções metálicas no mercado nacional e internacional. 

Da concepção à montagem, garante a execução perfeita em todas as etapas da obra, através de técnica, agilidade e robustez.

Conheça nossos cases, tire suas dúvidas e conte com quem está inovando no segmento há 45 anos.